terça-feira, 6 de julho de 2010

Descrição geral da aplicação

Descrição Geral da Aplicação


Em tempos atuais, podemos dizer que a tecnologia está presente em todas as áreas da vida cotidiana, incluindo os empreendimentos e indústrias de fabricação de grande ou pequeno porte. Com isso é cada vez maior o número de empresas que se lançam no universo virtual procurando ampliar seus horizontes comerciais e aumentar o número de clientes oferecendo a possibilidade compra em um ambiente on-line.
Hoje em dia já existem redes sociais voltadas para o mercado de trabalho, como por exemplo o LinkedIn (http://www.linkedin.com/) que é considerado o mais utilizado hoje em dia, o indica (http://www.indica.com.br/) que é nacional e totalmente voltado para o cenário empresarial e o plaxo (http://www.plaxo.com/) que pode se integrar com diversos outras redes sociais, como orkut, twiter. Uma lista das 7 melhores redes sociais profissionais podem ser encontradas nesta materia:
http://adrianobachega.wordpress.com/2009/09/25/as-7-melhores-redes-sociais-quando-o-assunto-e-carreira-profissional/
Nossa proposta:
A maioria das redes sociais profissionais se limitam a conectar apenas pessoas e ideiais com o mesmo interesse comercial. Propomos um tipo de serviço social que ligaria não apenas os profissionais e empresas, mas também seus negócios e sistemas.
Para isso pensamos em um cenário onde os usuários devem compartilhar de um interesse em comum estilo Fornecedor / Cliente. Por exemplo: Pessoa A fornece material de construção… e eu sou um cliente para material de construção. Este usuário passa a ser então o meu fornecedor para este tipo de material.
Requisitos Funcionais:
A conexão entre os usuários de nosso software social se derá através de um webservice comum disponível na internet. Isso faz com que a empresa ou usuário do sistema não dependa de plataforma para utilizar nossos serviços, uma vez que a inteligiência e a lógica da integração está na rede. Isso faz com que o sistema seja um serviço disponível na web e não mais uma aplicação local.
O interessado em utilizar o sistema deverá seguir a seguinte rotina:
1. Baixar o modelo de banco de dados para sua máquina
2. Fazer o download de um aplicativo para cadastro de seus materiais e fornecedores.
3. “apontar” a aplicação para o endereço do webservice implementado.
Em administração, esta cadeia formada pelo novo software social proposto e conhecido como cadeia de suprimentos, onde um item pode ser dividido em diversos outros. Por exemplo, eu construo paredes, então irei adicionar em meu software social meu fornecedor de tijolos, meu fornecedor de cimento e meu fornecedor de areia. Cada um de meus fornecedores por sua vez irão adicionar os seus fornecedores, caracterizando assim a cadeia de suprimentos, ou supply chain.
O ponto negativo é que pelo menos inicialmente o usuário irá utilizar o nosso modelo de banco de dados para gerir sua empresa.
Requisitos Não Funcionais:
Bom, pelo menos na versão protótipo desenvolvida estamos limitada a plataforma windows. Não por limite da tecnologia, mas desenvolvemos a aplicação de gerenciamento no Visual Studio utilizando C#.
O webservice deve ser armazenado em um ip fixo na internet de modo a estar disponível para todos os usuários de nosso sistema social.
O webservice também foi utilizado em Visual Studio e C# logo precisa de um servidor que rode asmx.

Ferramenta ou Ambiente de desenvolvimento usado:


Banco de dados desenvolvido utilizando Microsfot SQL Server 2008 com compatibilidade para 2005.
Código inteiramente desenvolvido utilizando a plataforma .net no Visual Studio 2008 com o framework de desenvolvimento 3.5.
WebService armaenado e testado em um ambiente Windows Server 2003 e Windows Server 2008.


Plano de Desenvolvimento Ágil adotado:
Como vimos que o desenvolvimento completo seria complicado, adotados o seguinte plano de desenvolvimento:


http://www.scrumy.com/producer88lobed


Estratégia de lançamento no mercado:
A principio seria necessário a criação de website padrão. Um ambiente simples, apenas para termos controle de quais são os usuários do nosso software social com fins comerciais. Uma vez que este usuário estiver cadastrado em nosso registro ele poderá fazer o download de nossos aplicativos administrativos e posteriormente fazer uso de nosso software social.
Apesar de duas empresas estarem relacionadas, o fato de baixar o banco de dados para a máquina do usuário irá garantir a privacidade daqueles dados que são mais importantes. Isso não deve ser um impercílio uma vez que o sistema roda em Sql Server Express fornecido gratuitamente pela microsoft.
A possibilidade de relacionar não apenas as pessoas, mas também seus negócios profissionais tende a atrair muitos usuários, pois é uma possibilidade de evoluir o nível da empresa dando a ela maior dinâmica e flexibilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário