sábado, 15 de maio de 2010

Windows Comunication Foudations X Web Services
http://www.techbubbles.com/wcf/wcf-vs-aspnet-web-services/


Aqueles que trabalham com a tecnologia .Net para desenvolvimento de softwares certamente já ouviram falar de windows comunication foudation. Este termo surgiu com a evolução do framework de desenvolvimento para a versão 3.0 e vem sendo cada vez mais divulgado no mundo da computação.
Web Services e WCF são modelos utilizados para desenvolvimento de aplicações orientadas a serviços, porém qual a diferença entre eles?
No geral, WCF necessita de um preparo prévio quanto a descrição dos dados que serão trafegados. Deve-se estabelecer um contrato e declarar por meio de uma interface, quais os métodos estarão disponiveis para comunicação.
Web Services podem ter uma implementação mais simples, onde a declaração por meio de tags [webmethod] definem aqueles metodos que podem ser visualizados.
quanto ao modo de visualização, web services podem ser literalmente visualizados como uma página de métodos e funções disponiveis na net, enquanto WCF é a criação física de um serviço do windows (que tambem pode ser alocado em ambientes web).

Nenhum comentário:

Postar um comentário